Conheça os grandes temas e desafios da floresta portuguesa. Uma visão de base técnico-científica sobre a floresta portuguesa, o conhecimento atual e os estudos e projetos que podem abrir caminhos. Conheça os desafios que se colocam à floresta, das alterações climáticas à nova geração de incêndios rurais e à ameaça das plantas invasoras, entre muitos outros temas, como a importância da gestão florestal e dos recursos naturais.
Valorize a floresta portuguesa, nas suas diferentes dimensões A floresta é uma fonte de valor tanto pelas suas matérias-primas e serviços do ecossistema como pelas atividades silvícolas e indústrias que lhe estão associadas. Afira o valor do sector florestal e dos seus produtos e serviços, a forma como apoia a inovação e como contribui para dinamizar regiões e comunidades – uma dimensão social importante, muitas vezes ignorada.
Espreite as sugestões e descubra a floresta portuguesa. Prepare a mochila e aventure-se numa escapadinha revigorante, munido dos nossos roteiros e sugestões para descobrir e cuidar da floresta portuguesa. Persiga curiosidades e emoções, explore os saberes e sabores da floresta, recue no tempo, à boleia das árvores com história, de figuras notáveis, da poesia das matas, bosques e serras.
Acompanhe seminários sobre temas centrais da floresta, pela mão de especialistas O que molda a paisagem? Porque valorizamos a biodiversidade? Quais as estratégias para prevenir incêndios? Qual o valor dos serviços do ecossistema? Estes e outros temas essenciais num conjunto de sessões vídeo, com especialistas convidados. Em 20 a 30 minutos, cada apresentação convida à reflexão e promove a partilha do melhor conhecimento disponível.
Acompanhe as reflexões dos especialistas convidados O comentário de investigadores, técnicos e outros especialistas convidados sobre temas transversais ao conhecimento, valorização e conservação da nossa floresta e agrofloresta.
Fique a par da atualidade do sector florestal.O panorama noticioso da floresta, com informação de impacte nacional e internacional. Acompanhe os acontecimentos mais recentes do sector, nas suas diferentes dimensões, e consulte a agenda dos próximos eventos.
Esclareça as principais dúvidas sobre florestas e temas relacionados. Quando começaram a plantar-se árvores? Para que servem as espécies exóticas? Quais os impactes das alterações climáticas nas florestas? Descubra a resposta a estas e muitas outras perguntas. Aqui, as dúvidas mais frequentes sobre floresta portuguesa encontram resposta. De pergunta em pergunta, explore as diferentes áreas temáticas e saiba mais sobre a floresta.
Aprofunde os seus conhecimentos, tema a tema Um conjunto de bibliografia de referência e links úteis para aprofundar os mais variados temas com relevância para conhecer, valorizar e cuidar dos sistemas florestais.
Fique a par da I&D florestal e das equipas envolvidas Consulte os grupos de investigação nacionais dedicados aos temas relacionados com as florestas e saiba mais sobre os projetos de I&D em que estão envolvidos para dar resposta aos múltiplos desafios e oportunidades que se colocam aos sistemas florestais e agroflorestais.
Esclareça os principais conceitos e definições ligados à floresta. Em permanente atualização, o glossário da plataforma Florestas explica os principais termos, siglas e definições relacionados com floresta e temas associados. Faça uma pesquisa por palavra ou consulte todas as definições, por ordem alfabética.
Consulte projetos de Investigação & Desenvolvimento sobre os principais temas relacionados com as florestas e agroflorestas e saiba quais são os grupos de pesquisa nacionais envolvidos na procura de soluções que ajudam a reforçar o conhecimento, o valor e a preservação dos recursos florestais.
Instituto da Universidade do Minho que trabalha como interface entre a biotecnologia, biologia, engenharia biomédica e ciências dos materiais, com investigação que abrange desde o desenvolvimento de novos materiais aos sistemas de administração de medicamentos.
Website oficial i3bsGrupo de trabalho multidisciplinar que estuda as invasões biológicas em Portugal criado pelo CIBIO-InBIO/UP
Website oficial Alien WatchUnidade multidisciplinar que utiliza abordagens integrativas e tem como objetivo entender problemas biológicos complexos relacionados com os desafios da sociedade. As atividades da BioISI ocorrem em cinco linhas: Biomedicina, Biotecnologia (inclui fitossanidade), Biofísica, Bioinformática e Química Biológica.
Website OficialLaboratório Associado da Universidade Católica Portuguesa (Porto), estabelecido com a missão dedesenvolver e disseminar conhecimento e inovação nas áreas da alimentação e nutrição, ambiente e saúde, com impactes na saúde, bem-estar e economia.
Website oficial CBQFCentro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Universidade de Lisboa
Website oficial cE3cEste grupo da Universidade de Lisboa está comprometido com um futuro sustentável e tem como missão produzir investigação fundamental e aplicada em Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais que integrem as ciências da vida e do clima.
A sua pesquisa examina e agrega todos os níveis de organização biológica, desde organismos até ecossistemas, tanto naturais quanto antropogénicos.
Website OficialUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.
Uma das linhas de investigação está focada na Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais e tem como objetivo melhorar os conhecimentos sobre os impactes na biodiversidade das ações de ordenamento e gestão em sistemas agrícolas, agro-silvo-pastoris e florestais, contribuindo assim para uma melhor compreensão das consequências ambientais que decorrem das políticas agrícolas e florestais nacionais e europeias.
Website OficialUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.
Website oficial CEABNUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.
Website oficial CEABNUnidade de Investigação do Instituto Superior de Agronomia com atividade nas áreas de biodiversidade em ecossistemas agrícolas e florestais; desenho ecológico e arquitetura paisagista; gestão e ecologia do fogo; gestão da vida silvestre; e educação agroambiental e disseminação de conhecimento.
Website oficial CEABNCentro de Investigação da Universidade do Minho que quer ser uma infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de I&D nas áreas da biotecnologia e bioengenharia, biomateriais, ciências da vida e biomédicas e ciências agrícolas e ambientais.
Website oficial CEBO CEF desenvolve investigação, programas de pós-graduação e atividades de divulgação e sensibilização sobre questões relacionadas com as florestas, sistemas agro-florestais, áreas seminaturais e cadeias industriais de base florestal.
As quatro linhas de investigação deste centro que integra o Instituto Superior de Agronomia incluem ecossistemas, recursos naturais e a sua gestão, sendo uma das suas linhas temáticas de investigação integrada a gestão adaptativa através de ligações ecológicas -Adapt&Serve.
Website OficialO CEF desenvolve investigação, programas de pós-graduação e atividades de divulgação e sensibilização sobre questões relacionadas com as florestas, sistemas agro-florestais, áreas semi-naturais e cadeias industriais de base florestal.
O grupo Forprotect estuda a paisagem como mosaicos de ecossistemas e sistemas humanizados e procura compreender as interações ecológicas entre comunidades biológicas e atividades humanas, como forma de melhorar a sua gestão e uso sustentável.
Website Oficial CEFO CEF desenvolve investigação, programas de pós-graduação e atividades de divulgação e sensibilização sobre questões relacionadas com as florestas, sistemas agroflorestais, áreas seminaturais e cadeias industriais de base florestal.
Integra quatro grupos de investigação:
• ForEco: Ecologia florestal
• ForProtect: Gestão sustentável dos recursos bióticos, qualidade e serviços dos ecossistemas
• ForChange: Gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais
• ForTec: Produtos florestais e biorrefinarias
Organizado em quatro grupos de investigação: ForEco: Ecologia florestal; ForBio: Gestão sustentável dos recursos bióticos, qualidade e serviços dos ecossistemas; ForChange: Gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais; ForTec: Produtos florestais e biorrefinarias.
Organizado em quatro grupos de investigação: ForEco: Ecologia florestal; ForBio: Gestão sustentável dos recursos bióticos, qualidade e serviços dos ecossistemas; ForChange: Gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais; ForTec: Produtos florestais e biorrefinarias.
Website oficial CEFUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia organizado em quatro grupos de investigação: ForEco, dedicado a temas de ecologia florestal; ForBio, dedicado à gestão sustentável dos recursos bióticos, qualidade e serviços dos ecossistemas; ForChange, dedicado à gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais; e ForTec, dedicado a produtos florestais e biorrefinarias.
Website oficial CEFUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, com uma linha de investigação específica em Gestão e Ecologia do Fogo.
Website oficial CEABNUnidade da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) dedicada à investigação aplicada no campo dos incêndios florestais
Website oficial CEIFCentro de investigação e intensificação tecnológica onde se encontra a infraestrutura tecnológica Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos.
Website oficial do BLC3Envolve as entidades representativas do sector agroflorestal nacional.
Iniciativa da ANPROMISANPOC, ADVID, FENAREG, FNOP e UNAC.
Um Centro com três polos de intervenção e três grupos de pesquisa. O grupo de investigação Ambiente e Sociedade aborda questões de desenvolvimento rural, conservação de ecossistemas, serviços ambientais, desenvolvimento de ferramentas e soluções de ecoeficiência e uso criterioso dos recursos naturais, incluindo a gestão do uso da terra e da monitorização e medição da resposta social.
Website OficialProduz investigação nos domínios da Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar e Ambiente e Sociedade.
Website oficial CERNASTem como objetivo de melhorar os sistemas de produção, diminuir a pegada ecológica e o estabelecer redes entre empresas, técnicos e investigadores da região Centro de Portugal.
Website oficial CERNASO principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais terrestres e aquáticos e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.
Website oficial CESAMO principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais terrestres e aquáticos e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.
O CESAM centra-se nas prioridades chave da Estratégia Europa 2020 que abordam a ação climática, a integridade ambiental, a resiliência, sustentabilidade e o uso otimizado e renovável dos recursos biológicos.
Website OficialO principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso eficiente de recursos ambientais, terrestres e aquáticos para uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.
O CESAM centra-se nas prioridades chave da Estratégia Europa que abordam a ação climática, a integridade ambiental, a resiliência, a sustentabilidade e o uso otimizado e renovável dos recursos biológicos.
Website OficialO principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais, terrestres e aquáticos para uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.
O CESAM centra-se nas prioridades chave da Estratégia Europa 2020 que abordam a ação climática, a integridade ambiental, a resiliência, a sustentabilidade e o uso otimizado e renovável dos recursos biológicos.
Website Oficial CESAMA sua atividade de investigação tenta promover o uso mais eficiente de recursos ambientais (terrestres e aquáticos) e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável, incluindo socialmente.
Website oficial CESAMDividido em sete linhas de investigação, entre as quais o Grupo de Ecologia Florestal que estuda, entre outros, Gestão Florestal e Novos Ecossistemas Florestais.
Website oficial CFENesta unidade I&D alojada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra salientam-se linhas de investigação como Ecossistemas Terrestres e Alterações Globais, Biodiversidade, Conservação e Serviços dos Ecossistemas, Ecologia de Solos e Águas Doces e Ecologia Florestal. O âmbito de investigação engloba o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade em sistemas agrícolas e florestais, segundo uma visão socioecológica integrada que passa pela valorização de recursos genéticos endógenos e do capital natural dos ecossistemas para promover um agroambiente mais sustentável e resiliente.
Website OficialCentro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto.
Website oficial CIBIOCentro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto.
Website oficial CIBIOUnidade de investigação que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CEABN, da Universidade de Lisboa.
O grupo de investigação AGRODIV – Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais tem como objetivo melhorar o conhecimento da ecologia dos ecossistemas florestais e agrícolas geridos e os impactes das práticas e das políticas nacionais e europeias na biodiversidade e serviços dos ecossistemas.
Website OficialUnidade de investigação que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CEABN, da Universidade de Lisboa.
Esta unidade engloba 30 grupos de investigação com atividades que cobrem os três principais domínios de estudo da biodiversidade:
– biodiversidade, ecologia e conservação;
– sustentabilidade, ecossistemas e ambiente;
– evolução, genética e genómica.
Website Oficial CIBIO | InBIOUnidade de I&D sediada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e dedicada à investigação em montanhas Mediterrânicas.
Uma das linhas de estudo do grupo de investigação “Sistemas Sócio-ecológicos” são as interações entre biodiversidade, gestão das funções dos ecossistemas e resiliência em sistemas montanhosos.
Website OficialEste centro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está focado nos sistemas florestais e agroalimentares. Uma das suas linhas temáticas assenta na sustentabilidade de ecossistemas florestais e agroalimentares num ambiente em desenvolvimento, com uma tarefa específica em sustentabilidade ecológica.
Website OficialEste centro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está focado nos sistemas florestais e agroalimentares, numa perspetiva integrada da cadeia de produção. Reúne um grupo multidisciplinar com competências desde a biologia e química até à agronomia, engenharia florestal e ecologia.
Website oficial CITABGrupo multidisciplinar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o CITAB está focado nos sistemas florestais e agroalimentares, na perspetiva integrada da cadeia de produção. Uma das suas linhas temáticas é a sustentabilidade de ecossistemas florestais e agroalimentares num ambiente em mudança, abordando, entre outros temas, os impactes ambientais e do clima.
Website Oficial CITABGrupo multidisciplinar do Centro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) focado nos sistemas florestais e agroalimentares, numa perspetiva integrada da cadeia de produção.
Website oficial CITABGrupo de investigação do Instituto Dom Luiz – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Website oficial Climate ChangeGrupo de investigação do Instituto Dom Luiz – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Website oficial Climate ChangeTem como missão descrever os cenários climáticos no país, avaliar a capacidade de resposta e a vulnerabilidade às Alterações Climáticas e desenvolver e avaliar medidas de mitigação e adaptação para garantir a sustentabilidade da agricultura e floresta nacionais, nas vertentes produtiva, ambiental e social.
Website OficialO CQVR faz investigação em química, fundamental e aplicada. O grupo de Química Ambiental deste Centro tem como um dos seus objetivos o estudo da atividade microbiológica e bioquímica do solo, relacionada com o aquecimento global, ciclagem e aquisição de nutrientes.
Website OficialInstituição privada sem fins lucrativos que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.
Website oficial CVRAtua na deteção e investigação das pragas e doenças das plantas, contribuindo para a promoção da fitossanidade agrícola e florestal.
Website OficialGrupo do Instituto Superior de Agronomia (ISA) que faz investigação sobre agentes bióticos (pragas e doenças), ecossistemas ripícolas e serviços do ecossistema.
Website OficialGrupo do Instituto Superior de Agronomia (ISA), que faz investigação em ecologia, num contexto de alterações do clima, do uso da terra e das necessidades da sociedade.
Website oficial ForEcoGrupo do Instituto Superior de Agronomia (ISA) que desenvolve investigação em tópicos que abordam a monitorização e avaliação dos impactes de perturbações ecológicas como os incêndios.
Website oficial ForEcoComposto por 15 associados empresariais, da academia e organismos públicos, tem como objectivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento.
Website oficial ForestWISEComposto por 15 associados empresariais, da academia e organismos públicos, tem como objetivo desenvolver atividades de investigação, inovação e transferência de conhecimento. Pretende aumentar a gestão florestal sustentável em Portugal, reforçar a competitividade do sector e reduzir consequências dos incêndios rurais.
Website oficial ForestwiseTem como objetivo desenvolver atividades de investigação e transferência de conhecimento para aumentar a gestão florestal sustentável, a competitividade do sector florestal e para reduzir as consequências negativas dos incêndios rurais.
Website oficial ForestWISEIntegra investigadores de cinco instituições (ITQB NOVA, iBET, IGC, INIAV e INSA) para abordar o desafio de garantir a segurança alimentar e os recursos adequados para o crescimento da população humana, decifrando os mecanismos básicos das interações planta-ambiente e traduzindo o conhecimento em inovação.
Website OficialEste grupo estuda as interações ao nível do solo que regulam os processos do ecossistema, focando-se nos fatores que afetam as interações bióticas e abióticas. Para este fim, abordam os vários aspetos da interação entre plantas e solo que ocorrem na rizosfera.
Website OficialInstituição de referência, resultante da associação de unidades de investigação da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Aveiro. Trabalha nas áreas das nanociências, nanomateriais e nanotecnologias, tendo em vista as suas aplicações e benefícios sociais e económicos. Laboratório Associado.
Website oficial i3nUnidade de investigação e educação avançada em biotecnologia do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), que explora abordagens inovadoras nas áreas das biociências e bioengenharias e na transformação do conhecimento em inovação tangível.
Website oficial iBBO ICETA é uma Instituição sem fins lucrativos, criada com o intuito de dar apoio a Programas de I&D atribuídos a grupos de Investigadores da Universidade do Porto.
Website OficialInstituição privada sem fins lucrativos que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica.
Website oficial INESTECO INIAV desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
As competências nas vertentes de Ambiente e Recursos Naturais integram-se na Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal, que engloba as áreas:
• Fertilidade do solo, nutrição mineral e fertilização das culturas;
• Conservação do solo e da água. Efeitos ambientais das práticas agrícolas no solo;
• Funcionamento dos ecossistemas. Relações solo-planta-atmosfera;
• Avaliação agronómica de subprodutos e resíduos orgânicos;
• Eficácia agronómica de fertilizantes.
Funciona como interface entre a comunidade científica e a indústria, prestando serviços de investigação aplicada, ensaios, consultoria e formação nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade.
Website oficial IteConsLaboratório do Departamento de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Website oficial do LaboratórioO MARE é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação localizado em sete instituições de ensino superior portuguesas, no continente e Madeira.
O centro está organizado em dois grupos de investigação orientados por ecossistemas. O grupo de pesquisa das bacias hidrográficas reúne cientistas que trabalham em questões fundamentais e aplicadas, onde se incluem as temáticas da hidrologia, hidráulica, sedimentologia, análise de biodiversidade e processos ecológicos, monitorização biológica e avaliação ecológica, entre outros.
Website Oficial MAREEste instituto da Universidade de Évora tem como principal missão a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar. Um dos seus grandes objectivos é assegurar a conservação da biodiversidade e a multifuncionalidade da paisagem, procurando responder a questões que se colocam na prática e, sobretudo, às que estão relacionadas com a nova realidade das alterações climáticas.
Website OficialEste instituto da Universidade de Évora iniciou a sua atividade em 2020, juntando ICAAM, CEBAL, MeditBio e CIBIO-InBIO. O MED é atualmente a maior unidade de investigação nacional em temas que integram a agricultura e a floresta, a alimentação, o ambiente e o desenvolvimento rural em ambiente mediterrânico. Tem como principal missão a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar. Integra oito linhas temáticas e vários laboratórios, incluindo:
– Laboratório de Física dos Solos;
– Laboratório de Microbiologia do Solo.
Centro de investigação privado e sem fins lucrativos, com ligação à The Navigator Company, que pretende otimizar as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial, garantindo a respetiva sustentabilidade.
Website oficial RaizCentro de investigação privado e sem fins lucrativos, com ligação à The Navigator Company, que pretende otimizar as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial, garantindo a sua sustentabilidade.
Website OficialCentro de investigação privado e sem fins lucrativos, com ligação à The Navigator Company, que pretende otimizar as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial, garantindo a sua sustentabilidade.
Website oficial RAIZCentro de I&D e transferência de conhecimento, promotor do desenvolvimento sustentável e da bioeconomia baseada na floresta do eucalipto. Associados: The Navigator Company, Univ. Aveiro, Univ. Coimbra, ISA (Univ. Lisboa).
Website oficial RAIZInvestigação e desenvolvimento experimental, formação, transferência de tecnologia, consultoria, certificação e validação de produtos e soluções.
Website oficial SerQUma unidade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), dedicado à investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
Website OficialO Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
Website oficial INIAVO Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
Website oficial INIAVDentro da estrutura do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, esta unidade desempenha a função de Laboratório Nacional de Referência na área da sanidade vegetal, participa em planos oficiais de controlo e promove atividades de investigação, desenvolvimento, experimentação e inovação.
Website oficial INIAVO Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
Website OficialGrupo de Investigação em Alterações Climáticas e Sistemas Ambientais, Universidade de Lisboa
Website oficial ZEPHYRUS