Projetos & Equipas

B-GOOD ---

Desenvolvimento de sistemas de decisão para uma apicultura sustentável – novas ferramentas assistidas por computação

O trabalho de acompanhamento das colónias de abelhas nos seus apiários é árduo e manual. Novas máquinas e tecnologias têm surgido para aumentar a rapidez e reduzir o esforço das tarefas de extração, mas os trabalhos no campo continuam a ser feitos da mesma forma.

Este projeto irá desenvolver e testar novas ferramentas e dispositivos de monitorização remota de colónias, à semelhança de outros sectores produtivos, com vista a fornecer dados fidedignos em tempo real que orientem os apicultores no sentido de os ajudar a tomar decisões mais informadas na gestão dos seus apiários.

 

Objetivos

– Desenvolver novas tecnologias, aplicar testes em larga escala envolvendo apicultores de diferentes países e facilitar a coordenação e o fluxo harmonioso da informação entre os diferentes atores para estabelecer ferramentas “prontas a usar” para operacionalizar o Índice de Estado de Saúde das abelhas (HSI).
– Realizar um estudo piloto e outros estudos em campo em diferentes países representativos da Europa para testar, padronizar e validar métodos para medir e reportar os indicadores selecionados que afectam a saúde das abelhas.
– Identificar modelos de negócio viáveis adaptados a diferentes contextos europeus.
– Incentivar a comunidade de apicultores europeus a recolher e partilhar (num website dedicado) o seu conhecimento relacionado com as abelhas melíferas e o seu ambiente.
– Criar um sistema duradouro de aprendizagem e inovação, juntando apicultores, inspetores sanitários, investigadores e outros agentes envolvidos na área da apicultura.
– Minimizar o impacte de stresses bióticos e abióticos nas abelhas.

 

Equipa

O consórcio, liderado pela University of Ghent, (Bélgica), conta com a participação de entidades de 13 países europeus. Portugal está representado pelo CFE – Centre for Functional Ecology – Universidade de Coimbra.

 

Mais informação sobre o projeto B-GOOD