Projetos & Equipas

Bright ---

Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats

A Mata Nacional do Bussaco é o único local do mundo onde o adernal – uma comunidade essencialmente mediterrânica, em que o aderno assume porte arbóreo dominante – se encontra descrito para a ciência. A raridade, singularidade e vulnerabilidade deste habitat, em termos regionais, nacionais e europeus, justificam a sua proteção e conservação, sem prejuízo de não se encontrar ainda protegido ao abrigo da Diretiva Habitats. Além do adernal, existem outros habitats protegidos que se encontram ameaçados por espécies invasoras.

 

Objetivos

– Conservar e valorizar o habitat raro e vulnerável que é o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve à Mata do Bussaco.
– Controlar/erradicar a flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas.
– Envolver nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, diversos públicos, entidades, e sociedade civil, na perspetiva de promover a cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade.

 

Equipa

Fundação Mata do Buçaco IP, com a parceria do Município da Mealhada e da UA-Universidade de Aveiro.

 

Website oficial Bright