Projetos & Equipas

FirESmart ---

Soluções baseadas na natureza para a gestão preventiva do risco de incêndios e fornecimento sustentado de serviços dos ecossistemas

Num futuro próximo, os impactes de incêndios florestais extremos vão intensificar-se devido aos efeitos das alterações climáticas, ao abandono e êxodo rural e aos programas de reflorestação em larga escala. A “gestão inteligente do fogo” – piro-gestão inteligente – tenta controlar o regime de incêndios promovendo paisagens mais resistentes (menos inflamáveis) e/ou mais resilientes ao fogo. Este tipo de gestão inspirada na natureza pode contribuir para a prevenção do risco de incêndio, para a conservação da biodiversidade e para a gestão sustentável de serviços dos ecossistemas, embora os potenciais benefícios permaneçam por explorar.

 

Objetivos

– Responder a duas questões importantes:

  1. No futuro, a piro-gestão inteligente da paisagem reduzirá o dano por incêndios sob qualquer combinação de alterações climáticas e cenários de supressão de fogo?
  2. A piro-gestão inteligente da paisagem é compatível com a conservação da biodiversidade e o fornecimento de serviços do ecossistema e, portanto, com economias rurais viáveis e socialmente valorizadas?

– Testar medidas de piro-gestão inteligente em duas regiões transfronteiriças afectadas por incêndios e êxodo rural: a Reserva da Biosfera Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera Meseta Ibérica.
– Divulgar e transferir os conhecimentos adquiridos e resultados obtidos.

 

Equipa

ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto, CIBIO/InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Rede em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, CIMO/IPB – Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, CITAB/UTAD – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CTFC – Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha, USC – Universidade de Santiago de Compostela, University of York.

 

Website Oficial

Mais informação sobre o projeto FirESmart