Projetos & Equipas

LIFE RESILIENCE ---

Prevention of Xylella fastidiosa in intensive olive & almond plantations applying productive green farming practices

A bactéria Xylella fastidiosa (XF) tem causado doenças em plantas lenhosas, incluindo árvores (oliveiras e amendoeiras), em França, Alemanha e Espanha. Em 2013, mais de um milhão de oliveiras ficaram doentes devido à XF, que foi considerada pela União Europeia como uma das mais perigosas bactérias patogénicas das plantas (existem cerca de 300 espécies hospedeiras, podendo afetar carvalhos [Quercus spp.], eucaliptos [Eucalyptus spp.] ou freixos [Fraxinus spp.], entre muitas outras espécies), com elevado potencial de transferência entre plantas através da atividade do seu vector – insectos sugadores de seiva como as cigarrinhas. As regiões com invernos temperados correm maiores riscos de multiplicação da XF. Com as projeções atuais para as alterações climáticas, o problema tende a tornar-se mais preocupante e com potencial para originar grandes perdas económicas.

 

Objetivos

– Desenvolver genótipos produtivos de oliveira resistentes à bactéria;

– Desenvolver métodos inovadores de controlo natural do vetor, efetivos na prevenção dos efeitos negativos da XF.

– Demonstrar práticas sustentáveis de produção de oliveiras e amendoeiras em Espanha, Itália e Portugal.

– Diminuir o consumo de água e a pegada ecológica, e aumentar a biodiversidade e a resistência ao agente patogénico, sem perda de produção, dando origem a um modelo de boas práticas de adaptação às alterações climáticas, replicável em zonas de produção de olival, amendoeiras e outras culturas lenhosas.

 

Equipa

Liderada por Galpagro-Gálvez Produtos Agroquímicos, inclui empresas privadas, Universidades, Associações de Produtores Agrícolas e empresas de serviços. Portugal está representado pela Sociedade Agrícola Herdade do Charqueirão Lda e pela Nutriprado Lda.

 

Website oficial LIFE RESILIENCE