Projetos & Equipas

LIFE RESILIENT FORESTS ---

Coupling water, fire and climate resilience with biomass production from forestry to adapt watersheds to climate change

Nos países mediterrânicos, as florestas asseguram uma proteção essencial contra a erosão e a degradação do solo, beneficiam a paisagem e têm um papel importante no ciclo hidrológico. Atualmente, as florestas precisam de ser geridas de modo a aumentar as reservas de água, a produção de biomassa para bioenergia, a resiliência a secas, pragas e doenças e a redução do risco de incêndio.

 

Objetivos

– Desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para gestores florestais, que considere os processos de adaptação às alterações climáticas;

– Desenvolver um sistema de monitorização dos impactes ambientais e socioeconómicos decorrentes do projeto;

– Organizar atividades de disseminação e transferência de conhecimento sobre gestão florestal e iniciativas de mitigações de alterações climáticas;

– Contribuir para o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2050, a Estratégia Europeia Energia 2020 e as estratégias europeias para adaptação às alterações climáticas, entre outras políticas europeias.

 

Equipa

Universitat Politécnica de Valéncia, ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, EUBIA – European Biomass Industry Association, Forschungszentrum Jülich GmbH (Centro de Pesquisa Jülich, Alemanha), Ayuntamiento de Serra.

 

Website oficial LIFE RESILIENT FOREST