Projetos & Equipas

Open2preserve ---

Modelo de Gestão Sustentável para Espaços Abertos de Montanha de Elevado Valor Ambiental

No sul da Europa, as paisagens montanhosas estão a modificar-se devido ao êxodo rural e às alterações dos sistemas de produção. A diminuição do pastoreio aumenta a quantidade de vegetação disponível e o risco de incêndio, além de potenciar a perda de biodiversidade. As paisagens abertas tradicionais dependiam de um regime de fogo natural e de pastoreio que desapareceu, mas que pode ser imitado usando práticas de gestão atuais.

 

Objetivos

– Combinar o pastoreio (herbivorismo) guiado pelo fogo controlado para gerir e restaurar as paisagens: herbivorismo pírico.

– Utilizar espécies autóctones de cavalos e ovelhas para herbivorismo pírico em vez das habituais cabras, que podem levar ao pastoreio excessivo e à perda de vegetação.

– Identificar e fomentar soluções inovadoras de valorização, incluindo produtos de origem animal com selo de qualidade e novos canais de comércio que permitam rentabilizar o modelo de gestão.

 

Equipa

Liderada pela UPNA – Universidad Pública de Navarra, com participação portuguesa da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do IPB – Instituto Politécnico de Bragança, além de outras universidades e instituições de Espanha e França.

 

Website oficial Open2preserve