Projetos & Equipas

Silvpast ---

Implementação custo-eficiente de mosaicos silvo-pastoris de carvalho negral

Visa o desenvolvimento e sustentabilidade de mosaicos silvo-pastoris através de medidas que minimizem os custos de gestão pelo uso eficiente dos processos ecológicos de regeneração natural de bosques de carvalho negral e uso de herbivoria. O projeto está centrado na Beira Interior e pretende criar mosaicos silvo-pastoris, manter zonas abertas e de controlo de combustível através do pastoreio, assim como restaurar bosques nativos, nomeadamente de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) por regeneração natural. Com isto quer contribuir para uma matriz paisagística heterogénea, que melhore a resistência do território, nomeadamente o risco de fogos severos, e adaptação das populações locais a alterações ambientais e socioeconómicas. Esta oportunidade é reforçada pelo potencial da gestão silvo-pastoril como solução custo-eficiente para conduzir os processos de sucessão secundária, e de criar de novos bosques a baixo custo.

 

Objetivos

– Ensaiar um processo de produção custo-eficiente que viabilize a atividade silvo-pastoril e garanta a sua sustentabilidade a longo-termo;

– Disponibilizar metodologias e ferramentas que permitam replicar o processo proposto;

– Apoiar processos de decisão informados, assim como o desenho e avaliação de políticas agroambientais;

– Promover o restauro de bosques de carvalho negral;

– Contribuir para o controlo do risco de incêndio;

– Reforçar a resiliência do território a alterações ambientais e socioeconómicas, contribuindo para a capacidade adaptativa das populações locais.

 

Equipa

TERRAPRIMA – Sociedade Agrícola Lda. (Líder), ÁPIS – Companhia Agrícola e Pecuária S.A., ATN – Associação Transumância e Natureza, FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Multinatura Lda, Sociedade de Desenvolvimento da Quinta do Colmeal Lda, UNAC – União da Floresta Mediterrânica.

 

Website oficial Silvpast