Projetos & Equipas

SINCERE ---

Inovar para os Serviços de Ecossistema Florestais

As florestas fornecem múltiplos bens e serviços que beneficiam as pessoas, direta e indiretamente. A necessidade de serviços de ecossistema florestais (como materiais e alimentos, qualidade da água e do ar, entre outros) está a aumentar, resultado do crescimento populacional e das alterações socioeconómicas. As práticas de gestão florestal tendem a valorizar a produção de madeira em detrimento de outros bens e serviços que não fazem formalmente parte do mercado ou das cadeias de valor tradicionais. A compatibilização do fornecimento de madeira e serviços do ecossistema é possível, mas estes serviços precisam de incentivos políticos e económicos. São necessárias formas de valorizar serviços cujo valor direto de mercado não está definido, de modo a que gestores e proprietários florestais tenham motivações adicionais para os fornecer.

 

Objetivos

– Promover a investigação e o desenvolvimento de inovações com base nos serviços que as florestas fornecem à sociedade.
– Desenvolver novas políticas e modelos empresariais de modo a alavancar estes serviços de ecossistema.
– Integrar a investigação e a experiência entre academia, políticos e gestores, dentro e fora da Europa.
– Caminhar para uma política europeia integrada sobre fornecimento de serviços de ecossistema.
– Implementar 11 ações de inovação (casos de estudo) que irão fornecer as bases para uma aprendizagem contínua e colaborativa em nove regiões da Europa e em duas regiões internacionais: Perú e Rússia.

 

Equipa

O consórcio, liderado pelo EFI – European Forest Institute, conta com a participação de entidades de vários países. Portugal está representado pelo BSCD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Mais informação sobre o projeto SINCERE