Incêndios Rurais
O Fire Weather Index (FWI) é uma ferramenta para a classificação da perigosidade meteorológica de incêndio desenvolvida pelo Serviço Canadiano de Florestas e amplamente usada pelos países europeus. A sua escala de avaliação compreende cinco classes de risco:
1. Reduzido:
2. Moderado;
3. Elevado;
4. Muito elevado;
5. Máximo ou extremo.
A classificação do risco é composta por vários subíndices, que incluem variáveis como a temperatura do ar e a sua humidade relativa, a velocidade do vento, a precipitação, a quantidade de combustíveis disponíveis e a respetiva humidade.
Fogo
2003, 2005 e 2017 foram os anos dos mais severos incêndios rurais e contribuíram para que a área ardida em Portugal fosse das maiores da Europa nas duas últimas décadas. Para além de refletirem mudanças na utilização do espaço rural, estes registos estão diretamente relacionados com condições meteorológicas extremas.
Fogo
Nos últimos anos, tem aumentado o número de grandes incêndios que atingem as áreas rurais. Pela dimensão e intensidade do fogo, esta nova geração de incêndios dá origem a áreas ardidas mais extensas, com impacte socioeconómico significativo e perda de vidas.