Anterior Próximo

Recursos Naturais

Como se estudam e classificam os horizontes ou camadas do solo?

A classificação de um solo faz-se fundamentalmente a partir da descrição morfológica do perfil de solo – um corte vertical que permite observar as diferentes camadas do solo, também chamadas de horizontes do solo.

Estas camadas do solo, frequentemente designadas por horizonte A, horizonte B e horizonte C, encontram-se sobre a rocha de origem ou rocha-mãe e têm características distintivas, nomeadamente quanto à cor, profundidade, textura e estrutura. Estas propriedades são observáveis em campo a partir da descrição do perfil do solo e vão definir a classe ou o tipo de solo presente em cada caso.

  • O horizonte C é uma camada intermédia entre o solo e a rocha-mãe (o material de origem), que se encontra em estádio avançado de meteorização (processo natural de decomposição das rochas) e é constituído por fragmentos do material mineral proveniente da rocha-mãe;
  • O horizonte B é formado por acumulação de argilas de composição química variável, incluindo, por vezes, matéria orgânica que migrou das camadas mais superficiais;
  • O horizonte A é a camada mais superficial onde a ação do clima e a acumulação de matéria orgânica é mais elevada.

Sobre estes horizontes pode ainda existir uma camada orgânica, designada por horizonte O. Esta camada orgânica é formada por folhas caídas e outros detritos orgânicos parcialmente decompostos.

Anterior Próximo