Biodiversidade
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais a atingir até 2030, definidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Estão identificados na sua Resolução 70/1: “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Este documento, aprovado em 2015, é conhecido atualmente como Agenda 2030 e define uma série de pressupostos a alcançar em cada um dos objetivos em áreas tão importantes como as pessoas e a sociedade, o ambiente, a prosperidade, a paz e a colaboração.
Os 17 objetivos estão interligados, o que significa que o sucesso num deles vai afetar o sucesso noutros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por exemplo, lidar com os efeitos das alterações climáticas muda a forma como gerimos os recursos naturais finitos, enquanto melhora condições de vida, reduz a pobreza e a desigualdade social, além de apoiar a economia.
Consulte os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) aqui.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis são o resultado de um acumular de experiências, debates e negociações globais. “Nasceram” na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+20, realizada em 2012 no Rio de Janeiro.
O objetivo desta conferência foi discutir a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável e os ODS foram estabelecidos como um conjunto de metas para dar resposta aos desafios ambientais, políticos e socioeconómicos existentes e vieram substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), um conjunto de oito metas internacionais criadas em 2000 para serem atingidas em 2015.
Os ODM deram origem a um movimento global bem-sucedido de redução da pobreza, melhoria da saúde e educação que serviu de ponto de partida à agenda de desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os resultados obtidos em 15 anos mostraram que a mudança era possível a nível global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis são a continuação deste trabalho, para enfrentar os desafios ainda existentes.
Gestão Florestal
À medida que aumentam a população mundial, as preocupações com a descarbonização e a urgência de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, evidencia-se o papel das florestas plantadas: não só na preservação das florestas nativas, como também na resposta à necessidade crescente de bens e serviços do ecossistema, inclusive das matérias-primas renováveis e de origem não fóssil que viabilizam o desenvolvimento da bioeconomia.
Água
A água doce corresponde a uma ínfima fração da água do planeta e a sua disponibilidade e qualidade são influenciadas por múltiplos e complexos fatores, entre os quais a existência de florestas. Conheça o papel regulador das florestas na qualidade e disponibilidade deste recurso natural essencial à vida.