Anterior Próximo

Recursos Naturais

O que são ecossistemas dependentes de águas subterrâneas?

Os ecossistemas dependentes de águas subterrâneas são, como o seu nome indica, ecossistemas que usam águas subterrâneas e cuja existência está delas dependente. Estes ecossistemas encontram-se nos diversos locais onde a água subterrânea encontra a superfície do solo e brota para o exterior.

Os ecossistemas dependentes de águas subterrâneas incluem aquíferos, grutas e cavernas, lagos, zonas palustres e lacustres (alagadas temporária ou permanentemente), rios e vegetação. Se houver alterações na disponibilidade das águas subterrâneas, estes ecossistemas vão alterar-se e, eventualmente, degradar-se.

Estes ecossistemas podem ser encontrados numa variedade de paisagens e são extremamente diversos. São constituídos por plantas, animais, líquenes, fungos e outros organismos que dependem do fluxo, temperatura ou características químicas das águas subterrâneas para todas ou algumas das suas necessidades hídricas.

A dependência da água subterrânea pode ser contínua, sazonal ou ocasional. Algumas espécies são completamente dependentes de águas subterrâneas (como as chamadas espécies ripárias ou ribeirinhas, características das margens de cursos de água), mas esta dependência pode ser mais difícil de quantificar para outras espécies. Uma combinação de diferentes fontes de água (por exemplo, águas subterrâneas, águas superficiais, precipitação, escoamento de águas pluviais) fornece-lhes condições para crescerem e viverem em diferentes estações ou em diferentes estágios de desenvolvimento.

A dependência torna-se visível quando uma espécie perde o acesso à água subterrânea por um período suficientemente longo para afetar o seu bom funcionamento e gerar fraquezas ou disfunções, como por exemplo a redução do crescimento ou da reprodução, ou aumento da mortalidade.

Os ecossistemas dependentes de água subterrânea podem ser:

(i) aquáticos, como rios, ribeiras, pântanos, estuários, lagoas;
(ii) terrestres, como florestas, lagoas temporárias e zonas costeiras;
(iii) subterrâneos, como cavernas e aquíferos.

Os ecossistemas dependentes de água subterrânea sustentam serviços de ecossistema críticos: fornem alimentos e habitat, promovem a biodiversidade, abrandam enchentes e secas, oferecem serviços culturais e protegem os aquíferos da contaminação (ao garantirem a separação física, filtração, biodegradação e absorção de contaminantes, ao mesmo tempo que facilitam e protegem a recarga natural).

Os ecossistemas dependentes de água subterrânea são por vezes identificados como GDE, sigla que vem do inglês Groundwater Dependent Ecosystems.

Anterior Próximo