Anterior Próximo

Floresta Portuguesa

Como se faz a propagação da azinheira?

A propagação da azinheira pode acontecer naturalmente ou ser feita de forma artificial.

A propagação natural acontece quando a semente (a bolota) cai na terra e dá origem a uma nova árvore. Também pode suceder através do crescimento de “ramos ladrões”, rebentos nascidos espontaneamente a partir de raízes de azinheiras ou das suas toiças (as bases dos troncos que permanecem na terra após o corte da árvore).

Já a propagação da azinheira apoiada pela intervenção humana é a chamada propagação artificial. Pode ser feita através de sementeira ou de plantação.

A escolha entre sementeira ou plantação deve ser feita com base nas condições do local e nos objetivos finais do povoamento. Ambas têm pontos contra e a favor, que importa conhecer:

 

Propagação da azinheira por sementeira

 

Entre os pontos a favor, são de referir:

– As plantas nascem no local onde vão crescer e permanecer, desenvolvendo as suas raízes (sistemas radiculares) em simbiose natural com outras espécies (inclusive de fungos) que ajudam ao seu desenvolvimento e adaptação –à secura, por exemplo;

– Não há risco de choque de transplante, como acontece na plantação;

– A quantidade de mão-de-obra necessária e os custos que lhe estão associados são menores face à plantação.

No entanto, existem também alguns condicionantes, principalmente decorrentes da existência de fauna no local da sementeira: a presença de fauna bravia implica a “proteção” da sementeira, que pode ser feita através da colocação de várias bolotas no mesmo buraco – ou a diferentes profundidades –, ou através de uma disposição aleatória das bolotas no local.

 

Propagação da azinheira por plantação

 

Dos benefícios da propagação via plantação, salientam-se três aspetos:

– Ganha-se um ano na fase de instalação relativamente à sementeira, pois usa-se uma planta já desenvolvida;

– Reduz-se a possibilidade de ocorrência de danos nas bolotas, nomeadamente dos que podem ser provocados por animais;

– Supera-se a questão da escassez de bolotas, que acontece em anos de colheita reduzida e pouco diversa (nos chamados anos de contrassafra).

Os custos e mão-de-obra associados aos materiais de reprodução e instalação são, no entanto, mais elevados.

 

Sementes e plantas para reprodução da azinheira precisam de estar certificados

 

Seja na propagação por semente ou plantação, é preciso adquirir materiais reprodutivos certificados, já que a azinheira é uma espécie de certificação obrigatória, e as suas sementes e plantas (partes de plantas) têm de respeitar requisitos legais, inclusive para assegurar que se encontram livres de pragas e doenças.

No caso da plantação, as plantas utilizadas devem ainda conter micorrizas (relações mutualistas benéficas já estabelecidas com outras espécies, nomeadamente de fungos) que favorecem a sua instalação.

O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas disponibiliza uma lista de fornecedores, por distritos, de materiais florestais de reprodução.

Anterior Próximo