O projeto baseia-se num modelo de demonstração de práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis, que foi inicialmente implementado por um produtor líder, e que está a ser seguido em quatro áreas de replicação, com produtores que seguem o mesmo modelo.
O modelo resume-se a um conjunto de ações dirigidas à melhoria da sustentabilidade do território e das condições de vida dos animais e seus criadores:
- Ações de gestão territorial do baldio, com objetivo de conversão de áreas de matos em abandono em pastagens de montanha, com recurso a trituração da biomassa e fogo controlado.
- Ações de melhoramento de produtividade do trabalho dos criadores, através de implementação de ferramentas tecnológicas e de modernização do maneio animal, como por exemplo coleiras GPS, manjedouras móveis, pastores elétricos (que delimitam a área de pastagem) e estruturas de maneio inspiradas no modelo ‘Temple Grandin’.
- Ações de melhoramento de produtividade dos lameiros, através da aplicação de corretivos agrícolas, parte fundamental desta atividade, por ser indispensável e determinante ao número de efetivos de cada exploração durante os meses mais frios, quando a montanha e a meteorologia não conseguem oferecer alimentação suficiente aos animais.
Para além das ações nas explorações pecuárias, o projeto estende-se também ao processo de comercialização da atividade pecuária extensiva, com melhoramento dos processos de logística, comunicacionais e tecnológicos, para encurtar a distância e informar o consumidor final dos benefícios deste modelo extensivo. Neste aspeto, desenvolve rotas comerciais com ajuda de uma carrinha para transporte da carne, loja e gestão de stock online, e promove visitas dos consumidores às explorações pecuárias do projeto.
Aliadas à inovação comercial, as ações do LIFE MARONESA envolvem a implementação de atividades que promovem uma maior agregação das atividades económicas, gastronómicas e turísticas com a agricultura de produção sustentável e a economia circular. Rotas turísticas de visitação para reconhecimento do papel do gado bovino na Serra do Alvão e o aproveitamento da totalidade do animal com receitas culinárias inovadores e através de ativação de workshops para sensibilização de chefs e restaurantes da região – e do norte do país -, são algumas das ações propostas pelo projeto.