Notícias e Agenda

06.03.2023

Convite: celebre o Dia Mundial da Árvore 2023 através da fotografia

Convite: celebre o Dia Mundial da Árvore 2023 através da fotografia

O Florestas.pt quer celebrar o Dia Mundial da Árvore 2023 consigo. A partir de hoje e até às 23h59 de 28 de março, convidamo-lo a partilhar fotos de árvores que despertem o seu interesse. As três imagens vencedoras serão divulgadas nesta plataforma até 1 de março de 2023.

Uma árvore plantada pelas suas próprias mãos e que tem visto crescer, outra que lhe oferece a sua sombra nos dias quentes de verão ou uma árvore presente na sua vida desde sempre e que chame a sua atenção pelo porte, beleza ou por invocar lembranças – todas as razões são válidas para admirar uma árvore.

Para celebrar este Dia Mundial da Árvore 2023 desafiamo-lo a agarrar na sua câmara fotográfica ou telemóvel, captar uma imagem da árvore ou árvores da sua vida e a partilhá-la com os leitores e seguidores do Florestas.pt.

Como participar em 3 passos

  1. Fotografe a sua árvore favorita;
  2. Partilhe a fotografia, de forma pública, em qualquer uma das redes sociais do Florestas.pt (Facebook ou Instagram), incluindo um pequeno texto (até 50 palavras) sobre o que esta significa para si;
  3. Mencione a página ou perfil do Florestas.pt nessa publicação (@florestas.pt).

Antes de participar, conheça o regulamento deste passatempo.

As três fotografias vencedoras serão partilhadas nesta publicação até dia 1 de março de 2023.

Boa sorte!

Vencedores do Passatempo de Fotografia

E os vencedores do passatempo de fotografia dedicado ao Dia Mundial da Árvore são:

Nuno Dâmaso Viegas

“Ao lado do IP2 a dividir a distância entre Entradas e Castro Verde está solitária a velhinha azinheira a aguardar a lua como companhia.

A lua vem e vai, a árvore permanece na sua quietude.”

Telmo SF

“Com o início da Primavera a chegar não há melhor forma para aproveitar: esta árvore que dentro do Castelo de Palmela desde sempre gostou de estar e como tal, nada melhor do que este passatempo para a sua beleza demonstrar!”

Nuno Dâmaso Viegas

“A outrora jovem e saudável árvore, morreu… mas morreu de pé!”

Constantina Coias

“Achei esta árvore magnífica, despida de folhas, com um entrelaçado magnífico. Sinto uma tranquilidade enorme, à sua volta só ouvimos a água a correr na ribeira e as aves cantando, e eu penso:
De que adianta ser livre, como a árvore sem dono, se como elas temos as nossas raízes presas no chão do abandono
Como a árvore sozinha, sou galho seco sem flor, tenho luz, mas não tenho sombra, tenho sol, mas não tenho amor.”

Aida Orelhas

“Este plátano reside e resiste no jardim do Rossio de Portalegre desde 1838.

É a prova viva de como uma árvore pode sobreviver no núcleo urbano graças aos esforços de conservação que tem sofrido, para poder continuar a ser testemunha do passar dos séculos.”