Termina a 29 de setembro o prazo de candidaturas ao Prémio Europeu Natura 2000, que destaca a excelência na gestão dos Sítios da Rede Natura, a rede europeia dedicada à conservação de habitats e espécies. Saiba quais as categorias a concurso e quem se pode candidatar.
Com o objetivo de premiar a gestão ímpar dos Sítios da Rede Natura 2000, foi criado o Prémio Europeu Natura 2000, uma iniciativa Comissão Europeia (UE) lançada em 2014 e que já distinguiu, até à data, 35 organizações e parcerias de países da União da Europeia com projetos e ações exemplares na proteção de habitats e espécies protegidas por esta rede.
Com edições bienais, o Prémio Europeu Natura 2000 tem, igualmente, o objetivo de demonstrar e reforçar o valor acrescentado que tem a Rede Natura 2000 na conservação da biodiversidade e da natureza para as comunidades e economias locais de toda a UE.
Da mesma forma, evidencia a necessidade de ampliar e melhorar as Zonas Especiais de Conservação (ZEC) definidas ao abrigo da Diretiva Habitats e as Zonas de Proteção Especial (ZPE) ao abrigo da Diretiva Aves, ambas integradas nesta que é a maior rede coordenada de áreas protegidas a nível global. Apesar da sua importância, a Rede Natura cobre apenas 18% de áreas terrestres e 8% de zonas marinhas nos países da União Europeia, área que está ainda aquém dos 30% definidos pela União Europeia como meta para 2030. Em Portugal, esta Rede cobre cerca de 22% do território.