Dezenas de organizações, de norte a sul de Portugal, estão à procura de candidatos para o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024. As inscrições já estão abertas e os trabalhos decorrem ao longo da primavera e verão, com alguns a prolongar-se pelo outono.
Com o final do ano letivo a aproximar-se, muitos jovens e jovens adultos procuram atividades para ocupar os seus tempos livres. Podem encontrá-las no Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024, que já tem as primeiras iniciativas a decorrer e conta com muitas outras a arrancar de junho em diante.
Ajudar na vigilância da floresta e na sua proteção contra o fogo, dinamizar Centros Interpretativos e promover a sua paisagem ou aprender a ser tratador de animais num centro de recuperação de fauna selvagem são algumas das opções disponíveis, que se reforçam com dezenas de novos programas até ao outono.
Entre os promotores destas iniciativas de voluntariado estão Câmaras Municipais, Associações Juvenis e Artísticas, e também inúmeras ONGA – Organizações Não Governamentais Ambientais – que apoiam a florestação, a regeneração da natureza, a promoção da biodiversidade e a sensibilização das populações para estas temáticas.
Recorde-se que o Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e “promove práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacte ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”.
Para conhecer as iniciativas que procuram voluntários em 2024, basta entrar na área dos Programas da Juventude do site do IPDJ, que apresenta as várias ofertas, em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf/acoes. Nesta área é possível conhecer as iniciativas e datas que vão sendo anunciadas pelas organizações promotoras. Ao “clicar” em cada iniciativa fica a conhecer-se o essencial da atividade (local, data, etc.) e é possível aceder ao “botão” de inscrição.