Anterior Próximo

Alterações Climáticas

Quando se começou a falar em aquecimento global e alterações climáticas?

As alterações climáticas são fenómenos que ocorrem naturalmente desde a formação da Terra e que se caracterizam por variações entre “eras do gelo” e períodos quentes ou de aquecimento global. Nos últimos 1,2 milhões de anos, o clima variou em ciclos de glaciações e interglaciações de cerca de 100 mil anos devido a variações nas orbitas da Terra, os chamados Ciclos de Milankovitch.

Em finais do século XIX começou a ser equacionada a alteração do clima como consequência de emissões para a atmosfera de grandes quantidades de gases com efeito de estufa (GEE), por via do crescimento das atividades industriais e dos transportes.

Em 1856, Eunice Newton Foote, cientista e ativista dos direitos das mulheres, publica “Circumstances Affecting the Heat of Sun’s Rays”, o primeiro trabalho que identifica os efeitos dos gases com efeitos de estufa. Nas suas experiências, Eunice descobriu que o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera tinha como efeito o aumento da temperatura, a que chamamos hoje aquecimento global.

Em 1959, o físico inglês John Tyndall publica um trabalho onde dá conta que gases como o dióxido de carbono e o vapor de água podem absorver calor, sendo que variações nas concentrações destes gases na atmosfera podiam alterar a sua temperatura. Embora posterior ao trabalho de Eunice, que parece ter passado despercebido, foi o trabalho de Tyndall que serviu de base para se perceber o efeito de estufa e o papel dos diferentes gases na atmosfera.

Anterior Próximo