Anterior Próximo

Floresta Portuguesa

Qual a dimensão do património natural de Portugal?

O património natural de Portugal inclui cerca de 35 mil espécies de animais e plantas, segundo a União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN), citada na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ENCNB 2030). Estes valores representam 22% da totalidade das espécies descritas na Europa e 2% das espécies mundiais.

As áreas portuguesas com valor de conservação e biodiversidade encontram-se integradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas – SNAC. Além de incluir as áreas classificadas como a Rede Natura 2000, o SNAC abrange também a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP) e outras áreas classificadas na sequência de compromissos internacionais assumidos pelo Estado português.

De acordo com informação do Relatório Estado do Ambiente (REA), da Agência Portuguesa do Ambiente, a RNAP integra em Portugal Continental 47 áreas protegidas – o equivalente a cerca de 793 mil hectares de área terrestre e 536 quilómetros quadrados de área marinha –, que representam aproximadamente 8% da área total nacional. Na Região Autónoma dos Açores estão classificadas 24 reservas naturais, 10 monumentos naturais e 16 paisagens protegidas. Na Região Autónoma da Madeira, contabilizam-se um parque natural (que abrange cerca de dois terços da ilha da Madeira), quatro reservas naturais, uma área protegida e uma rede de áreas marinhas protegidas (rede de Porto Santo).

Quanto à Rede Natura 2000, a rede ecológica para o espaço da União Europeia (UE) integra cerca de 22% da área total terrestre nacional, de acordo com a Base de Dados da Rede Natura 2000 (2017), citada pelo REA. O país ocupa, a propósito, o 10.º lugar entre os 28 Estados-Membros da UE em termos de percentagem de área total integrada na Rede Natura 2000, realça a ENCNB 2030.

De acordo com a informação do REA, existem também 18 Sítios Ramsar (Convenção das Zonas Húmidas) em Portugal Continental e 13 na Região Autónoma dos Açores. No território português estão ainda classificados os Geoparques mundiais da UNESCO: Naturtejo da Meseta Meridional, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros, aos quais se juntou, em setembro de 2019, o geoparque da Serra da Estrela.

Os ecossistemas agrícolas e florestais ocupam cerca de 80% das áreas protegidas ou classificadas, em Portugal continental, segundo a ENCNB 2030. O 6.º Inventário Florestal Nacional (IFN6, publicado pelo ICNF em 2019), que fornece um retrato mais focado na importância da área florestal para a biodiversidade, indica que a área florestal integrada no SNAC corresponde a 18,7% da floresta nacional e que 5,5% da floresta está incluída na RNAP, com várias espécies presentes.

Aproximadamente 25% da área florestal sob Planos de Gestão Florestal está englobada no SNAC, ou seja, em áreas classificadas e, por isso, sujeitas a Planos de Gestão da Biodiversidade, reforça o 5.º Relatório Nacional à Convenção sobre a Diversidade Biológica.

patrimonio_natural_portugal_grafico

Legenda: A diversidade topográfica e edafoclimática do nosso país
permite uma multiplicidade de áreas com valor de conservação (mapa do continente).

Fonte (adaptada): Relatório Estado do Ambiente, APA, consultado em Abril 2019 (ICNF, 2017)

 

Anterior Próximo