“Olhar para as árvores com outros olhos” significa, neste caso, “escutá-las com outros ouvidos”. Não se trata de ouvir o sussurrar das folhas ao vento ou o chilrear dos pássaros nos ramos, mas de nos deixarmos levar por melodias únicas que traduzem a vivência das árvores. É a isto que chamam a voz ou a música das árvores.
A música das árvores passa na Hidden Life Radio (em português, algo como a Rádio Vida Secreta), uma estação localizada na Biblioteca Pública de Cambridge, em Massachussets, EUA. Esta rádio dá voz aos “concertos” de uma faia-europeia com mais de 80 anos, um espinheiro-da-Virgínia com cerca de 30 anos e um carvalho-americano com cerca de 60 anos.
A ideia de dar voz a estas três representantes, para captar a atenção dos cidadãos sobre a importância das árvores e os riscos associados à redução da sua presença nas cidades, nasceu pela mão do artista e músico Skooby Laposky. O projeto ganhou forma com o apoio do Departamento de Obras Públicas e Arborização Urbana de Cambridge e o cofinanciamento do Conselho das Artes desta cidade.
Mas o que é, então, a música das árvores?