Certificação Florestal
Os sistemas de certificação da gestão florestal são mecanismos que asseguram, através de entidades independentes, que a gestão de uma área florestal é realizada de forma responsável e sustentável, com benefícios ambientais, sociais e económicos. A certificação permite ainda identificar, perante o consumidor, quais os produtos que têm origem em práticas sustentáveis de gestão (com rastreabilidade da matéria-prima ao longo de todo o processo de transformação industrial), através de um selo próprio. A adesão a um esquema de certificação florestal é feita de forma voluntária pelos proprietários florestais.
Existem diversos sistemas de certificação da gestão florestal, geridos por diferentes entidades. Os mais relevantes, a nível global, e também em Portugal, são o FSC® – Forest Stewardship Council® (FSC® N003336) e o PEFC – Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC/13-44-005).
Certificação Florestal
A certificação florestal é adotada voluntariamente por proprietários e produtores florestais em todo o mundo. É um reconhecimento formal e independente da gestão ativa das florestas, de acordo com exigentes critérios ambientais, sociais e económicos.
Saberes & Sabores
Quando folheamos um livro ou nos sentamos à mesa raramente pensamos na origem do papel ou da madeira que temos à frente. Todos sabemos que vieram das árvores, mas quão sustentável foi esse processo? Será que implicou a destruição da floresta ou, pelo contrário, que provém de áreas onde as árvores se plantam e colhem segundo critérios exigentes de sustentabilidade?
Gestão Florestal
Num contexto de recursos naturais limitados e alterações climáticas, a gestão ativa e responsável do território é essencial. Nas áreas florestais, permite conciliar as diferentes funções da floresta, incluindo produção de bens e serviços essenciais, proteção, conservação, recreio, enquadramento e valorização da paisagem, assegurando as necessidades da sociedade e o equilíbrio ambiental.