O provérbio “por haver tantas árvores, há quem não veja a floresta” refere a importância de ver a floresta para além das árvores. Esta perspetiva é mais do que certa quando o tema em causa é a biodiversidade e quando olhamos para ecossistemas florestais, que são a “casa” de espécies arbóreas, mas também habitats para animais, plantas, fungos e muitos outros microrganismos.
As florestas mundiais contêm mais de 60 mil espécies de árvores e providenciam habitats para 80% das espécies de anfíbios, 75% dos pássaros e 68% dos mamíferos, indica o relatório The State of the World’s Forests 2020. Cerca de 60% das plantas vasculares do mundo encontram-se nas florestas tropicais, com muitas espécies ainda por descobrir e esta biodiversidade escondida é uma das razões para preservar estes locais intocados.
A área da bacia do Mediterrâneo é considerada um hotspot de biodiversidade, sendo o terceiro mais rico em termos de diversidade de plantas, atrás dos Andes Tropicais e da região de Sonda (Sudeste Asiático). Cobrindo mais de dois milhões de quilómetros quadrados, de Portugal à Jordânia e da Itália a Cabo Verde, a bacia do Mediterrâneo alberga cerca de 10% da flora mundial (na qual o montado é um ecossistema particularmente relevante), com cerca de 25 mil espécies, mais de metade endémicas desta área.
Pela sua situação geográfica e climática – entre o Mediterrâneo e o Atlântico – Portugal tem uma elevada taxa de biodiversidade na terra e no mar, refere a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ECNB 2030, capítulo “Portugal, Biodiversidade e Capital Natural – Uma Leitura Atual). Na União Europeia, é o décimo país com maior percentagem de área integrada na Rede Natura 2000 (que identifica áreas de interesse comunitário de conservação): 22% da superfície terrestre nacional está incluída nesta rede.
De acordo com dados da União Internacional da Conservação da Natureza, citados pela ECNB 2030, existem em Portugal 35 mil espécies de animais e plantas – ou seja, 22% das espécies descritas na Europa e 2% das que existem no mundo.