Em 2021, ano da maior parte dos seus esforços de divulgação, o projecto tem sido referido e citado como uma justificação técnica e consolidada dos benefícios trazidos, para a sociedade em geral, pelo montado. Embora parecendo ubíquos e consensuais, ninguém conseguia até agora fazer a quantificação dos serviços do ecossistema.
Este estudo foi de extrema importância para a clarificação do debate e quantificação mais pormenorizada destes serviços prestados pelos agricultores que utilizam este espaço como um verdadeiro sistema agroflorestal e que, portanto, utilizam ruminantes para rentabilizar a pastagem em subcoberto.
Poderá o produtor de gado ser simultaneamente o defensor da floresta e o responsável por tais serviços do ecossistema que, mesmo quando contrabalançados com os malefícios apontados aos animais, têm forte benefícios para todos? Parece que sim, espantem-se os mais distraídos e respirem duas vezes os que discutem estes assuntos de forma mais dogmática, para que a discussão possa, como que uma lufada de ar fresco, fugir das bafientas posições extremadas e levar a algum progresso no tratamento das questões ambientais.