Descobrir

Cultura e Floresta

10 livros sobre a floresta para descobrir este Natal

Pela intemporalidade ou pela viagem que representa um livro, esta é uma opção de presente de Natal frequente. E se, dentro de um livro, se escondessem árvores, animais e vida? Selecionámos dez livros sobre a floresta, para surpreender pequenos e grandes leitores.

A riqueza que espreita nas florestas, a sua importância para a sociedade a diversos níveis – social, ambiental, económico –, e a sua beleza são frequentemente transpostos em livros. Muitos são os autores que dela se rodeiam e nela se inspiram para escrever, seja histórias e fantasia, ou botânica e paisagismo. Este Natal, o Florestas.pt ajuda-o a escolher a oferta perfeita – em cada sugestão espreita uma pequena “viagem” pela floresta.

5 livros sobre a floresta para pequenos leitores

© Porto Editora

1. A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen

É conhecida a proximidade de Sophia de Mello Breyner Andresen aos temas da natureza. Em A Floresta, a escritora conta a história de uma menina que mora nas proximidades de uma floresta e que decide construir nas raízes de uma árvore uma casinha, na esperança de que um anão a encontre. No dia seguinte a menina volta à árvore e encontra um anão a morar na pequena casa. Descubra o resto desta história, escrita em 1968, recomendada para o 5.º ano e que faz parte do Plano Nacional de Leitura – LER+.

Saiba mais sobre A Floresta.

2. Inventário ilustrado das árvores, de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel, traduzido por Ana M. Noronha

Um inventário de 57 árvores e arbustos da Europa e do Mundo com ilustrações ao estilo científico. Aqui são apresentadas, com um vocabulário simples, espécies folhosas, coníferas e palmeiras, as suas principais características e desenhos detalhados das flores, frutos e dos animais que se podem encontrar perto destas árvores. Neste livro, que também faz parte do Plano Nacional de Leitura – LER+, podemos rever a função ecológica das florestas, a faceta socioeconómica da indústria de madeira, bem como a importância simbólica e poética das árvores.

Saiba mais sobre Inventário ilustrado das árvores.

© Kalandraka

© APAP

3. Procuras uma Árvore? – Como descobrir as principais espécies de Portugal, de João Gomes de Abreu e Maria Manuel Pedrosa

Este livro surge aquando da terceira edição do livro A Árvore em Portugal (no qual vamos falar de seguida), inspirando-se e adaptando o tema ao público infantil. Em Procuras uma Árvore?, os autores falam das árvores como seres vivos complexos, singulares e essenciais para o planeta Terra, enquanto se dão a conhecer as espécies comummente encontradas em Portugal. Dos montes e matas, passando pelas cidades e jardins e por pomares e quintais, o livro relembra a importância das árvores e o seu papel fundamental em diferentes espaços.

Saiba mais sobre Procuras uma Árvore?.

4. Histórias à sombra do Montado, de Ana Bárbara Pedrosa, Ana Margarida de Carvalho, Afonso Cruz e Luís Afonso

O único livro desta lista em formato de banda desenhada, Histórias à Sombra do Montado, reúne narrativas que homenageiam o sobreiro e o montado e as gerações que convivem e conhecem a sua importância. Ao mesmo tempo, cada história difunde boas práticas para a sua preservação, sendo, por isso, um projeto cofinanciado pelo Compete 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Saiba mais sobre Histórias à sombra do Montado.

© historiasasombradomontado.pt

© Alma dos Livros

5. O Homem que Plantava Árvores, de Jean Giono

Inspirador e baseado numa história real, este livro fala-nos da capacidade do ser humano de alterar o rumo dos acontecimentos e de plantar uma floresta sustentável. É a história de como o esforço e a perseverança de uma só pessoa conseguiram transformar uma região árida de França num ecossistema florestal rico. Apesar de ser um livro infantil, a sua leitura está recomendada a todas as idades e será, com certeza, um prazer para todos os leitores.

Saiba mais sobre O Homem que Plantava Árvores.

5 livros sobre a floresta para jovens e adultos

1. A Árvore em Portugal, de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles

Comecemos por esta obra incontornável: escrita em 1960, é um manual utilizado por arquitetos paisagistas, biólogos, agrónomos e geógrafos. Considerada um clássico, foi escrita por ambientalistas que, com paixão e conhecimento, descrevem o património vegetal nacional, dando à informação uma roupagem acessível, incitando à valorização da árvore, do património natural e do ordenamento do território. Uma reedição há muito esperada e que é descrita no prefácio como uma “obra que deve fazer parte da biblioteca do especialista e da estante do leigo.”

Saiba mais sobre A Árvore em Portugal.

© APAP

© Sextante Editora

2. Trinta árvores em discurso directo, de António Bagão Félix

Se as árvores falassem, o que diriam? Neste exercício em forma de livro, trinta espécies “pronunciam-se” sobre si mesmas, com a ajuda do autor, e contam-nos sobre a sua família botânica, pertença na cultura popular e na arte – incluindo poesia e literatura –, mas também sobre a sua relação com as religiões, tradições, história e tantas outras particularidades. Além de ilustrações, o livro apresenta uma listagem das árvores de interesse público no continente e ilhas, glossário e uma breve explicação da nomenclatura botânica.

Saiba mais sobre Trinta árvores em discurso directo.

3. Around the World in 80 Trees, de Jonathan Drori

Apesar de este livro ainda não estar traduzido em português, é um presente fascinante para jovens e adultos treinarem o seu vocabulário em inglês. Neste livro somos levados numa viagem de descoberta ao mundo das árvores, focando 80 espécies originárias e emblemáticas de diferentes países por todo o globo e dando-as a conhecer a partir de dados científicos, características únicas e factos curiosos. Profusamente ilustrado, este livro dá-nos a conhecer como as espécies se entrecruzam com a história, a cultura e vida humana. A representar Portugal está o sobreiro (Quercus suber).

Saiba mais sobre Around the World in 80 Trees.

© Laurence King

© Fundação Francisco Manuel dos Santos

4. As Plantas e os Portugueses: Património, Tradição e Cultura, de Luís Mendonça de Carvalho

Este é um ensaio que ressalta a importância das plantas para as civilizações e na história, quer pessoal, quer coletiva. Através desta obra conhecerá tradições culturais portuguesas relacionadas às plantas, como simbologia, romarias, lendas e tradições (tema sobre o qual discorreu em comentário no Florestas.pt), e também descobrirá mais sobre a flora autóctone portuguesa, as árvores monumentais, parques e jardins.

Saiba mais sobre As Plantas e os Portugueses.

5. Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental

Com a coordenação científica da Sociedade Portuguesa de Botânica, esta coletânea está dividida em dois tomos e representa um roteiro botânico por Portugal continental. Perfeitos para os apaixonados por botânica, sobretudo por plantas raras e as antigas, não invulgarmente ocorrendo em apenas uma zona de Portugal, ambos os volumes apresentam o património botânico de Portugal, de grande delicadeza.

Saiba mais sobre Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental, tomo 1 e tomo 2.

© Bibliotecas de Lisboa