Os piqueniques fazem parte dos usos de lazer da floresta, ou seja, atividades que permitem a qualquer pessoa beneficiar dos espaços florestais numa função de recreio. Regra geral, são atividades fáceis de pôr em prática e com pouco impacte na paisagem. No entanto, importa respeitar regras e cuidados, de forma a preservar os ecossistemas, prevenir incêndios e garantir que o local escolhido para o piquenique continue a poder ser usado por todos.
Entre as boas práticas recomendadas, destacam-se, por exemplo, não fazer lume fora das zonas sinalizadas para o efeito, respeitar a fauna local (evitando alimentar os animais que encontrar), não danificar as plantas existentes, fechar bem os contentores do lixo, deixar o local tão limpo como o encontrou e seguir as indicações e regras específicas de cada local. Tenha especial atenção nas áreas protegidas, abrangidas por um código próprio de conduta dos visitantes.
Relembradas as “regras de ouro”, é o momento de partir à descoberta. E a verdade é que, em Portugal, são muitos os espaços florestais que convidam a piqueniques inesquecíveis, em comunhão com a natureza. Muitos deles dispõem de infraestruturas de lazer próprias – como mesas, bancos e contentores –, que tornam estes momentos de lazer mais cómodos, inclusivos e seguros.
Procure um local aprazível na sua região ou parta à descoberta de paisagens mais distantes. Para ajudar a planear o seu próximo piquenique, sugerimos-lhe seis locais a visitar. São cenários que se destacam pela paisagem e valores naturais circundantes, mas que dispõem também de infraestruturas de lazer adequadas a um piquenique inesquecível.