De entre as primeiras florestas do mundo que se conhecem, a mais antiga, com uma idade estimada em 390 milhões de anos, fica localizada no sudoeste da Inglaterra, junto à costa de Devon e de Somerset.
Os fósseis da floresta de Somerset, como ficou conhecida, foram identificados por uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge e estudados por especialistas da Universidade de Cardiff. A sua descoberta foi divulgada em 2024, num artigo científico da revista “Geological Society”.
A mesma equipa de Cardiff esteve também envolvida na descoberta da segunda e terceira florestas mais antigas do mundo, ambas localizadas em pleno estado de Nova Iorque, nos EUA.
A segunda floresta mais velha terá cerca de 386 milhões de anos e foi também identificada a partir de fósseis que repousam no fundo de uma pedreira abandonada, numa localidade de nome Cairo.
A floresta de Cairo foi dada a conhecer num artigo científico, em 2019, depois de um apurado trabalho liderado por cientistas da Universidade de Binghamton, do Museu do Estado de Nova Iorque e da Universidade de Cardiff, que mapearam mais de 3000 metros quadrados de vestígios nesta zona situada no sopé das Montanhas Catskill, no Vale do rio Hudson. Ali, os investigadores encontraram as raízes fossilizadas de várias árvores que se terão estendido por cerca de 400 quilómetros.