Conheça alguns exemplos de florestas urbanas por todo o mundo:
Pocket parks
Estes espaços compactos resultam da transformação de espaços urbanos vazios ou sem uso em pequenos oásis verdes no meio da cidade. Do México ao Brasil, dos Estados Unidos à Austrália e a Hong Kong, os pocket parks apresentam-se como uma solução para trazer a natureza às cidades. Estas pequenas florestas podem ser construídas em baldios ou lotes urbanos por desenvolver, mas também podem surgir como alternativa ao alcatrão.
Bruxelas, Bélgica
Seguindo as diretrizes do plano Good Living, Bruxelas pretende criar vários “corredores verdes” pela cidade, além de estar a avançar com a plantação de florestas urbanas. Segundo as diretrizes deste projeto, 10% a 15% da área de cada rua da cidade será reservada à plantação de árvores e vegetação, percentagem que pode ser ajustada, dependendo do resultado de estudos de impacte ambiental.
Nottingham, Inglaterra
O designer Thomas Heatherwick repensou a cidade de Nottingham a partir de um “novo coração verde”. O plano começou a sair do papel em 2022 e continuará a ser implementado em 2023. Este projeto poderá servir de guia para outras cidades.
Paris, França
Os Campos Elísios preparam-se para uma remodelação ao reduzir o espaço agora dedicado aos automóveis, transformando-o em mais área verde (num total de um hectare e meio, com mais de cem árvores), a tempo dos Jogos Olímpicos de 2024.
Grécia, Atenas
O Ellinikon, antigo aeroporto internacional de Atenas, agora desativado, vai dar lugar a um parque metropolitano de mais de 240 hectares. Serão plantadas espécies autóctones, num total de 31 mil árvores de 86 espécies e mais de três milhões de plantas
Sófia, Bulgária
Também em Sófia vai nascer uma nova floresta urbana, que irá compor uma rede de espaços verdes na cidade. Este projeto, que arrancou em 2022, irá ocupar 13 hectares e terá 86 mil árvores plantadas. Pretende-se que inclua áreas recreativas no futuro.
Clifton, Paquistão
A Floresta Urbana de Clifton nasceu na periferia da cidade de Carashi. Com 600 mil árvores, 83 espécies de plantas e um lago de água doce, ocupa a área antes ocupada por uma lixeira e pretende ser um pulmão da região.
Nanchang, China
Na província de Jiangxi nasceu o Nanchang Fish Tail Park, uma floresta flutuante de 50 hectares, preparada para a época das monções, que ocupa uma área urbana antes abandonada. O modelo é replicável a outras regiões urbanas com as mesmas características climáticas.