Normalmente, no outono, a natureza reduz o seu ritmo. Com dias mais curtos, que equivalem a menos horas de luz solar, muitas árvores diminuem o seu metabolismo e, nas espécies de folha caduca, os ramos começam a despir-se. Mas mesmo nestas espécies, há árvores em flor no inverno e a sua floração antecede até as novas folhas.
Algumas destas árvores, nomeadamente espécies de fruto como a amendoeira, a aveleira ou a cerejeira, precisam mesmo de passar por um determinado número de horas de temperaturas mais baixas e só depois de o completarem podem começam a florir.
Mas também várias espécies de folha perene, que utilizam outras estratégias adaptativas para sobreviver ao inverno, conseguem iniciar a floração ou manter-se em flor no inverno, como é o caso do loureiro, da oliveira ou do eucalipto.
O facto de terem flor no inverno significa que são uma importante fonte de alimento para os polinizadores, numa época em que o pólen e néctar são bastante mais escassos do que noutras estações do ano.
Descubra cinco destas espécies que mantêm ou iniciam a sua floração em pleno inverno e conheça as principais características das flores que dão cor à estação fria.