Conservação
A presença da camarinha nos habitats arenosos onde cresce naturalmente depende da conservação, mas também da propagação e plantação deste arbusto. Estes são passos essenciais à preservação desta espécie que se tem tornado rara no único local do mundo onde existe: a costa atlântica da Península Ibérica. Saiba quem está a proteger e valorizar este património biogenético em Portugal.
Pasta e Papel
Quando imprimimos uma folha ou lemos um livro raramente pensamos na complexidade que está por detrás de algo tão comum, como o papel. Contudo, a produção de papel é um processo industrial exigente e sofisticado, que combina engenharia e tecnologias de ponta, e envolve dezenas de profissionais com diferentes especializações. Etapa a etapa, eis o processo que transforma a madeira nas folhas de papel que usamos diariamente.
Gestão Sustentável
Preservar e restaurar as dinâmicas e a funcionalidade dos ecossistemas, com respostas integradoras e adaptativas, que criem benefícios humanos e ecológicos é o objetivo das Soluções Baseadas na Natureza. Conheça o que são e como implementar estas soluções, que devem envolver a comunidade desde o primeiro momento.
Descubra mais
Indicadores Económicos
As exportações do sector florestal português aumentaram para mais de 6,4 mil milhões de euros em 2024, 1,9% acima do ano anterior. O principal contributo veio da pasta, papel e cartão, cujas vendas ao exterior representaram mais de metade do total exportado pelo sector, aproximando-se dos 3,3 mil milhões de euros.
Indicadores Económicos
Mais de 115 mil pessoas tiveram emprego no sector florestal em Portugal, em 2023. A maioria destes postos de trabalho são criados pelas fileiras industriais da floresta e pela silvicultura. No total, cerca de 20 mil empresas contribuíram para este dinamismo, que é particularmente relevante para revitalizar as áreas rurais.
Energia
Os ecossistemas rurais são a principal fonte de biomassa usada na produção de energia renovável em Portugal. O aproveitamento da biomassa residual diminui a dependência nacional de combustíveis fósseis e, em simultâneo, pode incentivar a gestão das áreas florestais, reduzindo o risco de incêndio, mas há condições a respeitar para que o uso da biomassa para energia não ponha em risco outros benefícios da floresta.
Indicadores Económicos
A floresta europeia estende-se por quase 40% do território do “velho continente” e traz aos 27 países da União Europeia mais de 3 milhões de empregos e um valor bruto anual superior a 200 mil milhões de euros. Mas quais os países com mais floresta na Europa? Serão eles os que mais contribuem para o emprego e valor criado por este sector?
Tecnologia
As árvores protegem-nos do sol e não é só pela sua sombra. Há um componente da madeira e das plantas em geral, a lenhina, que bloqueia os raios ultravioleta, o que tem despertado interesse no sector da cosmética como ingrediente para proteção solar. Em Portugal, a investigação nesta área abre novas possibilidades à valorização deste material florestal, renovável e abundante.
Indicadores Económicos
Com um volume de negócios de cerca de 12,3 mil milhões de euros na indústria de base florestal e de mais de 1,2 mil milhões de euros nas empresas silvícolas em 2023, a economia da floresta tem um impacte muito significativo nas contas nacionais. De fora ficam valores não contabilizados e difíceis de mensurar, como o contributo para o turismo de natureza, a biodiversidade ou a produção de oxigénio, entre muitas outras atividades que contribuem para a economia da floresta.
Madeira
A disponibilidade de madeira tornou-a numa matéria-prima universal, desde tempos remotos. Em diferentes partes do mundo descobriu-se o potencial das variedades locais e ampliou-se o conhecimento sobre as características e utilizações da madeira de diferentes espécies. Conheça algumas das mais valorizadas em Portugal, as suas propriedades e aplicações.
Testemunhos
Uma tese académica recente identificou várias estratégias que ajudam a promover o papel dos proprietários e das comunidades rurais na redução do risco de catástrofes naturais, apoiando-os a prestar um serviço que beneficia toda a sociedade. Para saber mais, falámos com a autora, Leonor Cesar das Neves.
Bioeconomia
Vão começar a chegar ao mercado ainda em 2024 as primeiras embalagens de celulose moldada “made in Portugal” e as únicas no mundo provenientes de fibras de Eucalytpus globulus. Esta inovação é uma alternativa aos plásticos e esferovites de origem fóssil usados, por exemplo, para acondicionar refeições prontas na restauração ou vender carne e peixe frescos nos supermercados.