A floresta tropical localiza-se numa faixa central do globo em torno do Equador, onde as temperaturas e a humidade se mantêm elevadas e a chuva cai com intensidade ao longo de praticamente todo o ano. As temperaturas raramente descem abaixo dos 20 graus Celsius e podem cair anualmente até 10 mil milímetros de chuva (para se ter uma ideia comparativa, em Portugal, a precipitação média anual é de mil milímetros, podendo ultrapassar os 3 mil milímetros nas montanhas do Norte do país).
Esta faixa equatorial equivale sensivelmente à área entre as linhas imaginárias dos trópicos de Caranguejo e Capricórnio (23º acima e abaixo do Equador). No entanto, os limites ecológicos da floresta tropical não são determinados pela latitude, mas pelas condições climáticas: termina nos locais onde as estações do ano passam a apresentar mudanças claras, com temperaturas baixas e carência de chuva.
A maior área de ecossistemas de floresta tropical do mundo localiza-se na bacia amazónica e é partilhada por países como o Brasil (que detém a maior área de florestal tropical, cerca de 5 de um total de 6,7 milhões de quilómetros quadrados), a Bolívia, o Perú, a Colômbia, a Venezuela, o Suriname, a Guiana e a Guiana Francesa.
A segunda maior área de floresta tropical, com pouco mais de 2 milhões de quilómetros quadrados, encontra-se na bacia do Congo (África Central), abrangendo também vários países, como a República Democrática do Congo, a República do Congo, a República Centro Africana, Camarões, Guiné Equatorial e Gabão. A terceira zona de floresta tropical mais extensa fica nas grandes ilhas tropicais do Extremo Oriente – de Sumatra e Bornéu à Nova Guiné.
Muitas outras áreas menores – mas no seu conjunto representativas – encontram-se por exemplo nas Caraíbas, África Oriental e Madagáscar, no Sul e Sudeste Asiático, no sul da China, nas Filipinas, em muitas pequenas ilhas tropicais do Pacífico e parte da Austrália (Oceânia).
No total, cerca de 85 territórios repartem a floresta tropical, que ocupa uma área estimada de 18 milhões de quilómetros quadrados, segundo a “Encyclopedia of Biodiversity” (2013) ou 18,3 milhões de quilómetros quadrados, de acordo com o “Global Forest Resources Assessment 2020” (FRA 2020). Este último relatório refere ainda que, dos 4,06 mil milhões de hectares (40,6 milhões de km2) de floresta global, 45% são florestas tropicais, seguindo-se as florestas boreais, as temperadas e as subtropicais.