Descobrir

Árvores Monumentais

A árvore mais alta da Europa é portuguesa

Com uma altura semelhante à Torre dos Clérigos, este é um eucalipto que não passa despercebido.

É um Eucalyptus diversicolor F. Muell, também conhecido como Karri, e destaca-se entre os seus pares na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, pelos seus 73 metros de altura. A estatura, medida em 2017 pela Giant Trees Foundation, vale-lhe não só o título de maior árvore de Portugal, como também o de árvore mais alta da Europa.  

Este tipo de eucalipto tem tipicamente árvores de média a elevada dimensão e, na Austrália, de onde é originário, é considerado um gigante da floresta, podendo atingir os 85 metros.

A altura do Karri é equivalente à de um prédio de 25 andares, aproximadamente a mesma estatura do que a Torre dos Clérigos, no Porto. Pelo seu valor patrimonial elevado, faz parte dasÁrvores Monumentais de Portugal, classificadas pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (Ref. KNJ1/415 – Eucalipto).

Imponente na paisagem que o rodeia, este Karri de Vale de Canas já fez parte do horizonte de diversas gerações. A sua idade aproximada é de 140 anos, segundo informação do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A sua origem é, portanto, próxima da data de introdução da espécie em Portugal.

Originário da Austrália, o eucalipto chegou ao sul da Europa em meados do século XIX e especificamente a Portugal em 1854 (segundo a obra “Uma Exótica em Portugal”, de Maria Carlos Radich). A sua introdução foi de imediato atrativa para utilização ornamental em parques e jardins e para a produção de madeira e eucaliptol.

Vale de Canas, a mata dos gigantes

Pródiga em árvores de elevada estatura, na Mata Nacional de Vale de Canas podem ser encontrados outros dois espécimes no top 12 das árvores mais altas da Europa. Além do Karri, esteja atento a um Eucalyptus globulus com 63,10 metros de altura e a um Eucalyptus viminalis com 62,30 metros, de acordo com o levantamento da Monumental Trees.

árvore mais alta da Europa
© João Ezequiel