Depois da polinização na primavera e do amadurecimento promovido pelas temperaturas de verão, o final de setembro e o mês de outubro são, por excelência, os períodos em que muitos dos frutos de outono estão prontos a colher, tanto em áreas silvestres como em zonas plantadas.
Alguns frutos amadurecem cedo, como os do sabugueiro; outros chegam mais tarde, como as castanhas; e há ainda aqueles que só amadurecem no final da estação, como os pinhões. O clima e o solo de cada região e até as variedades cultivadas (cultivares) podem trazer ajustes ao calendário de colheita, tal como as condições meteorológicas anuais.
Conheça as épocas e as tradições, mas tenha em atenção que as sementes guardadas nestes frutos de outono são as responsáveis pela germinação de novos rebentos nos nossos bosques e florestas. Da mesma forma, frutos e sementes constituem importantes alimentos para muitas espécies de fauna – das aves aos mamíferos. Assim, a sua manutenção nos arbustos, árvores e solos é essencial à renovação vegetal e à biodiversidade.