Floresta Portuguesa

Projetos & Equipas

Consulte Projetos de I&D e Grupos de Investigação nacionais dedicados a temas específicos da floresta portuguesa e da dinâmica rural no território nacional.

Explore projetos I&D com participação nacional dedicados às especificidades do território português e dos respetivos ecossistemas florestais. Consulte também alguns dos grupos de investigação existentes em Portugal, relevantes para estes temas.

Projetos técnicos e científicos em curso

Grupos de Investigação

CEABN - Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves"

Unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.

Website oficial CEABN

CEF - Centro de Estudos Florestais Instituto Superior de Agronomia

Organizado em quatro grupos de investigação: ForEco: Ecologia florestal; ForBio: Gestão sustentável dos recursos bióticos, qualidade e serviços dos ecossistemas; ForChange: Gestão dos ecossistemas florestais num ambiente de alterações globais; ForTec: Produtos florestais e biorrefinarias.

Website oficial CEF

CERNAS | Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade

Tem como objetivo de melhorar os sistemas de produção, diminuir a pegada ecológica e o estabelecer redes entre empresas, técnicos e investigadores da região Centro de Portugal.

Website oficial CERNAS

CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - Laboratório Associado da Universidade de Aveiro

A sua atividade de investigação tenta promover o uso mais eficiente de recursos ambientais (terrestres e aquáticos) e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável, incluindo socialmente.

Website oficial CESAM

CIBIO

Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto.

Website oficial CIBIO

Unidade de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal do INIAV

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV) desenvolve atividades de investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.

Website oficial INIAV