Recursos Naturais
Consulte Projetos de I&D e Grupos de Investigação nacionais dedicados a conhecer e melhorar o estado dos recursos naturais e florestais, como o solo, a água e a biodiversidade, cuja preservação e gestão sustentável são essenciais.
Conheça os Projetos de Investigação e os Grupos de pesquisa portugueses envolvidos em conhecer o estado dos recursos naturais, e em determinar quais as medidas a implementar para conservar, proteger e melhorar a sua condição.
Este grupo da Universidade de Lisboa está comprometido com um futuro sustentável e tem como missão produzir investigação fundamental e aplicada em Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais que integrem as ciências da vida e do clima.
A sua pesquisa examina e agrega todos os níveis de organização biológica, desde organismos até ecossistemas, tanto naturais quanto antropogénicos.
Website OficialUnidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.
Uma das linhas de investigação está focada na Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais e tem como objetivo melhorar os conhecimentos sobre os impactes na biodiversidade das ações de ordenamento e gestão em sistemas agrícolas, agro-silvo-pastoris e florestais, contribuindo assim para uma melhor compreensão das consequências ambientais que decorrem das políticas agrícolas e florestais nacionais e europeias.
Website OficialO CEF desenvolve investigação, programas de pós-graduação e atividades de divulgação e sensibilização sobre questões relacionadas com as florestas, sistemas agro-florestais, áreas seminaturais e cadeias industriais de base florestal.
As quatro linhas de investigação deste centro que integra o Instituto Superior de Agronomia incluem ecossistemas, recursos naturais e a sua gestão, sendo uma das suas linhas temáticas de investigação integrada a gestão adaptativa através de ligações ecológicas -Adapt&Serve.
Website OficialUm Centro com três polos de intervenção e três grupos de pesquisa. O grupo de investigação Ambiente e Sociedade aborda questões de desenvolvimento rural, conservação de ecossistemas, serviços ambientais, desenvolvimento de ferramentas e soluções de ecoeficiência e uso criterioso dos recursos naturais, incluindo a gestão do uso da terra e da monitorização e medição da resposta social.
Website OficialO principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais terrestres e aquáticos e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.
O CESAM centra-se nas prioridades chave da Estratégia Europa 2020 que abordam a ação climática, a integridade ambiental, a resiliência, sustentabilidade e o uso otimizado e renovável dos recursos biológicos.
Website OficialNesta unidade I&D alojada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra salientam-se linhas de investigação como Ecossistemas Terrestres e Alterações Globais, Biodiversidade, Conservação e Serviços dos Ecossistemas, Ecologia de Solos e Águas Doces e Ecologia Florestal. O âmbito de investigação engloba o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade em sistemas agrícolas e florestais, segundo uma visão socioecológica integrada que passa pela valorização de recursos genéticos endógenos e do capital natural dos ecossistemas para promover um agroambiente mais sustentável e resiliente.
Website OficialUnidade de investigação que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CEABN, da Universidade de Lisboa.
O grupo de investigação AGRODIV – Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais tem como objetivo melhorar o conhecimento da ecologia dos ecossistemas florestais e agrícolas geridos e os impactes das práticas e das políticas nacionais e europeias na biodiversidade e serviços dos ecossistemas.
Website OficialUnidade de I&D sediada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e dedicada à investigação em montanhas Mediterrânicas.
Uma das linhas de estudo do grupo de investigação “Sistemas Sócio-ecológicos” são as interações entre biodiversidade, gestão das funções dos ecossistemas e resiliência em sistemas montanhosos.
Website OficialEste centro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está focado nos sistemas florestais e agroalimentares. Uma das suas linhas temáticas assenta na sustentabilidade de ecossistemas florestais e agroalimentares num ambiente em desenvolvimento, com uma tarefa específica em sustentabilidade ecológica.
Website OficialO ICETA é uma Instituição sem fins lucrativos, criada com o intuito de dar apoio a Programas de I&D atribuídos a grupos de Investigadores da Universidade do Porto.
Website OficialEste instituto da Universidade de Évora tem como principal missão a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar. Um dos seus grandes objectivos é assegurar a conservação da biodiversidade e a multifuncionalidade da paisagem, procurando responder a questões que se colocam na prática e, sobretudo, às que estão relacionadas com a nova realidade das alterações climáticas.
Website OficialUma unidade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), dedicado à investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.
Website Oficial