Recursos Naturais

Projetos & Equipas

Consulte Projetos de I&D e Grupos de Investigação nacionais dedicados a conhecer e melhorar o estado dos recursos naturais e florestais, como o solo, a água e a biodiversidade, cuja preservação e gestão sustentável são essenciais.

Conheça os Projetos de Investigação e os Grupos de pesquisa portugueses envolvidos em conhecer o estado dos recursos naturais, e em determinar quais as medidas a implementar para conservar, proteger e melhorar a sua condição.

Grupos de Investigação

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Este grupo da Universidade de Lisboa está comprometido com um futuro sustentável e tem como missão produzir investigação fundamental e aplicada em Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais que integrem as ciências da vida e do clima.

A sua pesquisa examina e agrega todos os níveis de organização biológica, desde organismos até ecossistemas, tanto naturais quanto antropogénicos.

Website Oficial

CEABN - Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves"

Unidade de investigação do Instituto Superior de Agronomia que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CIBIO, da Universidade do Porto.

Uma das linhas de investigação está focada na Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais e tem como objetivo melhorar os conhecimentos sobre os impactes na biodiversidade das ações de ordenamento e gestão em sistemas agrícolas, agro-silvo-pastoris e florestais, contribuindo assim para uma melhor compreensão das consequências ambientais que decorrem das políticas agrícolas e florestais nacionais e europeias.

Website Oficial

CEF - Centro de Estudos Florestais

O CEF desenvolve investigação, programas de pós-graduação e atividades de divulgação e sensibilização sobre questões relacionadas com as florestas, sistemas agro-florestais, áreas seminaturais e cadeias industriais de base florestal.

As quatro linhas de investigação deste centro que integra o Instituto Superior de Agronomia incluem ecossistemas, recursos naturais e a sua gestão, sendo uma das suas linhas temáticas de investigação integrada a gestão adaptativa através de ligações ecológicas -Adapt&Serve.

Website Oficial

CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade

Um Centro com três polos de intervenção e três grupos de pesquisa. O grupo de investigação Ambiente e Sociedade aborda questões de desenvolvimento rural, conservação de ecossistemas, serviços ambientais, desenvolvimento de ferramentas e soluções de ecoeficiência e uso criterioso dos recursos naturais, incluindo a gestão do uso da terra e da monitorização e medição da resposta social.

Website Oficial

CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar

O principal objetivo deste Laboratório Associado da Universidade de Aveiro é promover o uso mais eficiente de recursos ambientais terrestres e aquáticos e uma economia mais competitiva, resiliente e sustentável.

O CESAM centra-se nas prioridades chave da Estratégia Europa 2020 que abordam a ação climática, a integridade ambiental, a resiliência, sustentabilidade e o uso otimizado e renovável dos recursos biológicos.

Website Oficial

CFE-UC Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet

Nesta unidade I&D alojada no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra salientam-se linhas de investigação como Ecossistemas Terrestres e Alterações Globais, Biodiversidade, Conservação e Serviços dos Ecossistemas, Ecologia de Solos e Águas Doces e Ecologia Florestal. O âmbito de investigação engloba o conhecimento e compreensão crítica dos diferentes padrões de biodiversidade em sistemas agrícolas e florestais, segundo uma visão socioecológica integrada que passa pela valorização de recursos genéticos endógenos e do capital natural dos ecossistemas para promover um agroambiente mais sustentável e resiliente.

Website Oficial

CIBIO | InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos

Unidade de investigação que integra o InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva em parceria com o CEABN, da Universidade de Lisboa.

O grupo de investigação AGRODIV – Biodiversidade em Ecossistemas Agrícolas e Florestais tem como objetivo melhorar o conhecimento da ecologia dos ecossistemas florestais e agrícolas geridos e os impactes das práticas e das políticas nacionais e europeias na biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Website Oficial

CIMO - Centro de Investigação de Montanha

Unidade de I&D sediada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e dedicada à investigação em montanhas Mediterrânicas.

Uma das linhas de estudo do grupo de investigação “Sistemas Sócio-ecológicos” são as interações entre biodiversidade, gestão das funções dos ecossistemas e resiliência em sistemas montanhosos.

Website Oficial

CITAB - Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas

Este centro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está focado nos sistemas florestais e agroalimentares. Uma das suas linhas temáticas assenta na sustentabilidade de ecossistemas florestais e agroalimentares num ambiente em desenvolvimento, com uma tarefa específica em sustentabilidade ecológica.

Website Oficial

ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto

O ICETA é uma Instituição sem fins lucrativos, criada com o intuito de dar apoio a Programas de I&D atribuídos a grupos de Investigadores da Universidade do Porto.

Website Oficial

MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento

Este instituto da Universidade de Évora tem como principal missão a promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar. Um dos seus grandes objectivos é assegurar a conservação da biodiversidade e a multifuncionalidade da paisagem, procurando responder a questões que se colocam na prática e, sobretudo, às que estão relacionadas com a nova realidade das alterações climáticas.

Website Oficial

Unidade de Investigação e Serviços de Sistemas Agrários e Florestais e Sanidade Vegetal - INIAV

Uma unidade do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), dedicado à investigação nas áreas agronómica, florestal e veterinária.

Website Oficial